O texto retrata as
relações entre educação e trabalho de várias maneiras e diferentes épocas, como
se deu a origem dessa disputa na época do comunismo primitivo, na antiguidade
grega e romana, na idade média, no modo de produção capitalista, na sociedade moderna
, a contradição do processo escolar e as novas tecnologias frente ao processo
educativo.
É importante ressaltar
que a instituição escolar na antiguidade era intitulada de lugar do ócio, ou
seja, o local de quem não tinha outros afazeres e possuía alguém que realizasse
suas atividades, ou seja, os escravos faziam o serviço pesado e aprendiam
trabalhando através de suas experiências, enquanto seus donos tinham o tempo
livre para a escola. Já na Idade Média a grande maioria das escolas se destinavam a educação da classe dominante.
Com a chegada do capitalismo a época se caracteriza por um processo baseado na
indústria e na cidade.
Na sociedade moderna a
educação está centrada na escola, na educação formal. A escola acompanha o
mundo do trabalho, nessa época da Revolução Industrial houve um alargamento na
rotina escolar, tanto horizontal quando a criança passa a permanecer mais tempo
na escola, quanto vertical, a escolarização inicia do 0 ano até o pós –
doutorado, esse processo se chama hipertrofia da escola.
Um outro momento
importante foi a desvalorização da escola, quando ILICH lançou a teoria que a
educação formal seria desnecessária. Enfim, Saviani descreve sobre a educação
ao longo do tempo, suas evoluções e transformações, o poder do conhecimento durante
as revoluções e fatos marcantes os quais foram influenciados pela educação, com
o desenvolvimento das novas tecnologias educacionais e industriais.
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