sábado, 26 de maio de 2012

TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO (DERMEVAL SAVIANI)

http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/cornelioprocopio/arquivos/File/Ensinomedioblocos/Encontro3Otrabalhocomoprincipioeducativo.pdf



O texto retrata as relações entre educação e trabalho de várias maneiras e diferentes épocas, como se deu a origem dessa disputa na época do comunismo primitivo, na antiguidade grega e romana, na idade média, no modo de produção capitalista, na sociedade moderna , a contradição do processo escolar e as novas tecnologias frente ao processo educativo.



É importante ressaltar que a instituição escolar na antiguidade era intitulada de lugar do ócio, ou seja, o local de quem não tinha outros afazeres e possuía alguém que realizasse suas atividades, ou seja, os escravos faziam o serviço pesado e aprendiam trabalhando através de suas experiências, enquanto seus donos tinham o tempo livre para a escola. Já na Idade Média a grande maioria das escolas  se destinavam a educação da classe dominante. Com a chegada do capitalismo a época se caracteriza por um processo baseado na indústria e na cidade.

Na sociedade moderna a educação está centrada na escola, na educação formal. A escola acompanha o mundo do trabalho, nessa época da Revolução Industrial houve um alargamento na rotina escolar, tanto horizontal quando a criança passa a permanecer mais tempo na escola, quanto vertical, a escolarização inicia do 0 ano até o pós – doutorado, esse processo se chama hipertrofia da escola.

Um outro momento importante foi a desvalorização da escola, quando ILICH lançou a teoria que a educação formal seria desnecessária. Enfim, Saviani descreve sobre a educação ao longo do tempo, suas evoluções e transformações, o poder do conhecimento durante as revoluções e fatos marcantes os quais foram influenciados pela educação, com o desenvolvimento das novas tecnologias educacionais e industriais.






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