sábado, 26 de maio de 2012

Aula 4 - Conceito de tecnologias independentes e dependentes


Tecnologias educativas
      *    Tecnologia fruto do trabalho do homem em transformar o mundo; é ferramenta dessa transformação;
*      Interesses capitalistas, mas também de acordo com as necessidades, desejos e objetivos dos usuários;
*      Tecnicismo contato político - econômico;
*      Não basta utilizar tecnologia, é preciso inovar em termo de prática pedagógica. Construção do conhecimento e interpretação e aplicação das tecnologias;
*      Aluno e professor: sujeitos críticos que se aproximam das tecnologias;
*      Valorização de tecnologias simples;
*      Formar-se com e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar;
*      A escola deve agir com e sobre as tecnologias.


 
Tecnologias independentes: São aquelas que não dependem de recursos eletrônicos ou elétricos para sua utilização, funcionamento e produção. Exemplos: Álbum seriado, blocão, cartão relâmpago, ensino por fichas, estudo dirigido, flanelógrafo, gráfico, história em quadrinhos, ilustração/gravura; Instrução programada, jogo, jornal e jornal escolar; livro didático; livro infantil juvenil, mapa e globo, módulo instrucional; mural; peça teatral,;quadro – de – giz, quadro de pregas, sucata; texto.
Tecnologias dependentes: É o oposto das tecnologias independentes, ou seja, dependem de um ou vários recursos elétricos e eletrônicos para seu funcionamento, produção e aplicação .Exemplos: Computador; fita de vídeo, fita sonora, CD, internet e suas ferramentas; slide, televisão comercial e educativa, transparência para retroprojetor, retroprojetor, educação a distância.
É importante salientar que o uso das tecnologias dependentes e independentes quando adaptadas e contextualizadas promovem uma maior acessibilidade aos alunos, portanto a probabilidade da aprendizagem ser mais significativa é fator preponderante no processo de ensino – aprendizagem. 




Um comentário:

  1. Muito bom! Parabéns! Referencia: Lígia Leite "Tecnologia Educacional", Vozes:2011.

    ResponderExcluir