domingo, 27 de maio de 2012

Aula 8 - Resenha do filme piratas do vale do silício, relacionando ao livro informática na educação de Raquel carneiro

Link do filme do you tube para quem tiver vontade  e curiosidade de assistir:
http://www.youtube.com/watch?v=-Afy-bXPcNY&feature=related



Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.
CARNEIRO, Raquel Gianolla Miranda carneiro. Informática na educação. SãoPaulo: Cortez, 2002.v.96. Coleção: Questões da nossa época.


Raquel Gianolla Miranda carneiro leciona no Instituto de Ensino Superior Uirapuru, dando aulas de Informática e Educação nos cursos de graduação da instituição, também atua como docente na Universidade da terceira idade da Uniso – universidade de Sorocaba, e ministra aulas no curso de formação pedagógica para professores do ensino médio profissionalizante da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba que realiza um trabalho em conjunto com o Senai, além de sua função como pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares da PUC – SP.

O livro é apresentado em forma de tópicos, direciona o leitor a realizar uma reflexão a respeito das tecnologias da comunicação e informação que norteiam os assuntos educacionais. O primeiro tópico da obra em questão diz respeito à trajetória histórica dos computadores, e como esse objeto de comunicação de massa foi se transformando ao longo do tempo.Ao  realizar  a leitura do livro observou – se os vários pontos em comum que este tem com o filme Piratas do Vale do Silício.

Tanto a obra escrita, quanto o longa- metragem destacam a importância do computador para a vida do ser humano, através de uma linguagem simples e objetiva, a história da evolução do equipamento é então descrita com sabedoria e competência. O filme conta a trajetória dos homens que revolucionaram o mundo das tecnologias, Steve Jobs e Bill Gates, ambos fundadores da Apple e Microsoft, as empresas são responsáveis pela tecnologia que avança a cada dia, é interessante lembrar o tamanho do primeiro computador criado o qual ocupava uma sala inteira, hoje em dia os computadores cabem na palma da mão e seus programas inovadores e a internet estão presentes até nos celulares. 

É impossível descrever os benefícios que essas evoluções e revoluções tecnológicas trouxeram para a vida da humanidade, anteriormente o computador era destinado e associado a assuntos militares, a armamentos, a assuntos comerciais e industriais, na atualidade é destinado aos mais variados fins, inclusive o pagamento de contas e participação nas redes sociais que ocupa a maior parte do tempo de uma grande maioria da população mundial por exemplo.

Outro ponto preponderante do livro é a analise de capas de revistas de conteúdo genérico, revistas direcionadas à escola, revistas voltadas aos estudantes e algumas observações sobre as imagens analisadas, essas representações difundidas pela mídia alcançam um resultado positivo, pois divulga conteúdos e conhecimentos sobre as inovações tecnológicas, despertando o interesse e curiosidade das pessoas, principalmente os estudantes.

A última parte da obra de carneiro é composta por uma experiência vivenciada em um curso de informática e foi dividida em três etapas. A primeira considerou o conhecimento prévio dos alunos, a segunda foi direcionada ao desenvolvimento do curso e a terceira destinada à aprendizagem adquirida ao final das aulas, as experiências foram relatadas e foi possível comprovar os medos, expectativas e ao final o que realmente aprenderam. Na maioria dos relatos constava a preocupação com o mercado de trabalho e que estariam ali para aprender e aprimorar o que já sabiam para serem inclusos na sociedade e conseguirem um emprego qualificado e qualidade de vida.

O livro possui uma linguagem acessível e o conteúdo é fundamental para o ser humano, pois retrata um assunto primordial na rotina diária das pessoas e das instituições escolares, a informática, por esse motivo é um livro recomendado a todos os que possuem interesse sobre o assunto e de todas as faixas etárias, dessa forma estimula a leitura e o gosto pelas inovações tecnológicas desde a mais tenra idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário