http://www.youtube.com/watch?v=-Afy-bXPcNY&feature=related
Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.
CARNEIRO, Raquel
Gianolla Miranda carneiro. Informática
na educação. SãoPaulo: Cortez, 2002.v.96. Coleção: Questões da nossa época.
Raquel
Gianolla Miranda carneiro leciona no Instituto de Ensino Superior Uirapuru,
dando aulas de Informática e Educação nos cursos de graduação da instituição,
também atua como docente na Universidade da terceira idade da Uniso –
universidade de Sorocaba, e ministra aulas no curso de formação pedagógica para
professores do ensino médio profissionalizante da Unimep – Universidade Metodista
de Piracicaba que realiza um trabalho em conjunto com o Senai, além de sua
função como pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares da
PUC – SP.
O
livro é apresentado em forma de tópicos, direciona o leitor a realizar uma
reflexão a respeito das tecnologias da comunicação e informação que norteiam os
assuntos educacionais. O primeiro tópico da obra em questão diz respeito à
trajetória histórica dos computadores, e como esse objeto de comunicação de
massa foi se transformando ao longo do tempo.Ao realizar
a leitura do livro observou – se os vários pontos em comum que este tem
com o filme Piratas do Vale do Silício.
Tanto
a obra escrita, quanto o longa- metragem destacam a importância do computador
para a vida do ser humano, através de uma linguagem simples e objetiva, a história
da evolução do equipamento é então descrita com sabedoria e competência. O
filme conta a trajetória dos homens que revolucionaram o mundo das tecnologias,
Steve Jobs e Bill Gates, ambos fundadores da Apple e Microsoft, as empresas são
responsáveis pela tecnologia que avança a cada dia, é interessante lembrar o
tamanho do primeiro computador criado o qual ocupava uma sala inteira, hoje em
dia os computadores cabem na palma da mão e seus programas inovadores e a
internet estão presentes até nos celulares.
É
impossível descrever os benefícios que essas evoluções e revoluções
tecnológicas trouxeram para a vida da humanidade, anteriormente o computador
era destinado e associado a assuntos militares, a armamentos, a assuntos
comerciais e industriais, na atualidade é destinado aos mais variados fins,
inclusive o pagamento de contas e participação nas redes sociais que ocupa a
maior parte do tempo de uma grande maioria da população mundial por exemplo.
Outro
ponto preponderante do livro é a analise de capas de revistas de conteúdo
genérico, revistas direcionadas à escola, revistas voltadas aos estudantes e
algumas observações sobre as imagens analisadas, essas representações
difundidas pela mídia alcançam um resultado positivo, pois divulga conteúdos e
conhecimentos sobre as inovações tecnológicas, despertando o interesse e
curiosidade das pessoas, principalmente os estudantes.
A
última parte da obra de carneiro é composta por uma experiência vivenciada em
um curso de informática e foi dividida em três etapas. A primeira considerou o
conhecimento prévio dos alunos, a segunda foi direcionada ao desenvolvimento do
curso e a terceira destinada à aprendizagem adquirida ao final das aulas, as
experiências foram relatadas e foi possível comprovar os medos, expectativas e
ao final o que realmente aprenderam. Na maioria dos relatos constava a
preocupação com o mercado de trabalho e que estariam ali para aprender e aprimorar
o que já sabiam para serem inclusos na sociedade e conseguirem um emprego
qualificado e qualidade de vida.
O
livro possui uma linguagem acessível e o conteúdo é fundamental para o ser
humano, pois retrata um assunto primordial na rotina diária das pessoas e das
instituições escolares, a informática, por esse motivo é um livro recomendado a
todos os que possuem interesse sobre o assunto e de todas as faixas etárias,
dessa forma estimula a leitura e o gosto pelas inovações tecnológicas desde a
mais tenra idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário