1º
grupo: Apresentação do grupo ao qual faço parte, abordagem
de algumas tecnologias independentes: álbum seriado, blocão, cartão – relâmpago
, cartaz e ensino por fichas.
2º grupo: O grupo também
fez referência a tecnologias independentes, as tecnologias abarcadas foram:
estudo dirigido, flanelógrafo, gráfico, história em quadrinhos e
ilustração/gravura.
Flanelógrafo:
É
uma prancha rígida forrada com feltro ou pelúcia, é utilizado para colar
figuras que possuem velcro no verso. Para sua construção é possível utilizar os
mais variados materiais como a madeira, isopor, papelão e explorar conteúdos de
todas as disciplinas ,como cálculos, português, ciências, entre outros. Enfim,
é uma técnica diferenciada que prende a atenção dos alunos, pois sua
participação na utilização dessa tecnologia é constante e fundamental.
3º
grupo: Referente às tecnologias independentes , abrangeu as
referidas tecnologias: instrução programada, jogo, jornal e jornal escolar
e livro didático.
Livro
didático: É um dos recursos mais arcaicos e utilizados, pode
facilitar a assimilação dos conteúdos pelo fato de que a adesão pelos alunos é
mais fácil de ocorrer. É significativo explorar a capa, contra capa, sumário e
todo conteúdo contido no livro, porém não é necessário seguir a ordem do
sumário e considerar várias formas de
aprendizagem, tais como: dinâmicas, avaliações, atividades diferenciadas , entre
outras.
4º
grupo:
Livro
infanto – juvenil:
É uma tecnologia
independente, trata – se de um material impresso composto por histórias e
textos direcionados ao público infantil. É importante ressaltar que esse método
é fundamental para a aprendizagem dos alunos, mesmo sendo considerado por
alguns como ultrapassado, o livro infanto – juvenil é uma das técnicas mais
eficazes para o aprendizado infantil.
O trabalho com esse
método precisa ser planejado com antecedência e entre seus objetivos destacam –
se o gosto pela leitura, o desenvolvimento da linguagem escrita, o raciocínio
lógico e a criatividade, estimulando debates, interpretação de história, entre
outros.
5º
grupo:
Sucata:
É
todo material que não tenha sido construído para ser utilizado didaticamente,
são considerados sucata materiais que já tenham sido aproveitados para outros
fins. Exemplos: canudinhos, latas, plástico, palitos de sorvete, entre outros.
Os materiais reciclados são reaproveitados para os mais diversos fins, tais
como: construção de jogos, maquetes, brinquedos e etc.
6º
grupo:
Computador:
É
uma tecnologia dependente. Sem dúvida essa tecnologia marcou a nova era da
educação, o computador chegou e revolucionou as formas de estudar. Esse
instrumento de estudo é caracterizado por armazenar uma infinidade de
documentos e por facilitar a vida dos estudantes, sendo bastante utilizado em
atividades de administração, ensino e pesquisa.
7º
grupo:
Slide:
Também
é uma tecnologia dependente e é considerado como atual no que diz respeito a
inovações tecnológicas educacionais. é utilizado para auxiliar no
desenvolvimento dos conteúdos, deve ser sucinto e o professor conta com a
participação dos alunos para haver uma aprendizagem significativa, para ser
explorado precisa de um computador e o projetor.
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