sábado, 26 de maio de 2012

Aula 5 - Apresentação dos seminários( Comentários )


1º grupo: Apresentação do grupo ao qual faço parte, abordagem de algumas tecnologias independentes: álbum seriado, blocão, cartão – relâmpago , cartaz e ensino por fichas.

 2º grupo: O grupo também fez referência a tecnologias independentes, as tecnologias abarcadas foram: estudo dirigido, flanelógrafo, gráfico, história em quadrinhos e ilustração/gravura.

Flanelógrafo: É uma prancha rígida forrada com feltro ou pelúcia, é utilizado para colar figuras que possuem velcro no verso. Para sua construção é possível utilizar os mais variados materiais como a madeira, isopor, papelão e explorar conteúdos de todas as disciplinas ,como cálculos, português, ciências, entre outros. Enfim, é uma técnica diferenciada que prende a atenção dos alunos, pois sua participação na utilização dessa tecnologia é constante e fundamental.


3º grupo: Referente às tecnologias independentes , abrangeu as referidas tecnologias: instrução programada, jogo, jornal e jornal escolar e  livro didático.

Livro didático: É um dos recursos mais arcaicos e utilizados, pode facilitar a assimilação dos conteúdos pelo fato de que a adesão pelos alunos é mais fácil de ocorrer. É significativo explorar a capa, contra capa, sumário e todo conteúdo contido no livro, porém não é necessário seguir a ordem do sumário  e considerar várias formas de aprendizagem, tais como: dinâmicas, avaliações, atividades diferenciadas , entre outras.

4º grupo:

Livro infanto – juvenil:

É uma tecnologia independente, trata – se de um material impresso composto por histórias e textos direcionados ao público infantil. É importante ressaltar que esse método é fundamental para a aprendizagem dos alunos, mesmo sendo considerado por alguns como ultrapassado, o livro infanto – juvenil é uma das técnicas mais eficazes para o aprendizado infantil.

O trabalho com esse método precisa ser planejado com antecedência e entre seus objetivos destacam – se o gosto pela leitura, o desenvolvimento da linguagem escrita, o raciocínio lógico e a criatividade, estimulando debates, interpretação de história, entre outros.

5º grupo:

Sucata: É todo material que não tenha sido construído para ser utilizado didaticamente, são considerados sucata materiais que já tenham sido aproveitados para outros fins. Exemplos: canudinhos, latas, plástico, palitos de sorvete, entre outros. Os materiais reciclados são reaproveitados para os mais diversos fins, tais como: construção de jogos, maquetes, brinquedos e etc.

6º grupo:

Computador: É uma tecnologia dependente. Sem dúvida essa tecnologia marcou a nova era da educação, o computador chegou e revolucionou as formas de estudar. Esse instrumento de estudo é caracterizado por armazenar uma infinidade de documentos e por facilitar a vida dos estudantes, sendo bastante utilizado em atividades de administração, ensino e pesquisa.

7º grupo:

Slide: Também é uma tecnologia dependente e é considerado como atual no que diz respeito a inovações tecnológicas educacionais. é utilizado para auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos, deve ser sucinto e o professor conta com a participação dos alunos para haver uma aprendizagem significativa, para ser explorado precisa de um computador e o projetor.


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