Início dos exercícios( composto por 4 questões)
referentes a apostila : Formação de professores e novas tecnologias:
possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação
continuada, um artigo de Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.
1)Quais as resistências para a utilização das novas tecnologias com recurso pedagógico na formação de professores?
1)Quais as resistências para a utilização das novas tecnologias com recurso pedagógico na formação de professores?
O uso das novas tecnologias ainda não se encontra incorporado aos cursos na grade curricular, as antigas tecnologias ainda não foram adequadamente incorporadas com convicção e apropriação de seu uso no planejamento dos professores e na sala de aula, para que isso aconteça todos precisam de uma nova visão de mundo, e uma grande parcela da sociedade é excluída digitalmente e economicamente.
2)Quais as razões apontadas pelo autor para defender o webfólio nos cursos de formação dos professores?
O webfólio é um recurso muito importante, é a visão tecnológica do
portfólio, pode ser utilizado como um instrumento de avaliação ao final de cada
ciclo ( semestre, bimestre, ano letivo, entre outros), composto por resumo,
resenhas e síntese de textos, relatórios, projetos e atividades. Vários
aspectos positivos englobam a utilização do webfólio, destacam – se educar para
a competência informática, incitar as relações pessoais e interpessoais, também
relacionamento professor/ aluno e educar para a autonomia, pois ao utilizar
essa ferramenta o discente é estimulado a praticar e avançar no seu próprio
tempo e o docente deve respeitar e apoiar o espaço de cada um.
3)Quais os critérios para se fazer bom uso das novas
tecnologias em sala de aula?
É preciso ressaltar que as novas tecnologias merecem destaque na educação,
e é fundamental que para serem bem utilizadas é necessário a intervenção do
professor no ato de sua aplicabilidade. O docente precisa realizar um planejamento adequado
para tal atividade, os métodos tecnológicos chegaram a rotina escolar e com
eles o estímulo aos estudantes, o aprimoramento das pesquisas e reelaboração
das mesmas e a construção do saber e conhecimento de forma diferenciada.
4)Quais os desafios para se trabalhar com o webquest
e o webfólio na formação dos professores?
A seguir destacam – se alguns desafios na utilização de webquest e
webfólio na formação de professores, são eles: problema de gestão, resistência
dos educadores e dos discentes, falta de infra – estrutura e recursos, paradigmas
educacionais ou ilusões frente ao uso das tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário