sábado, 26 de maio de 2012

Utilização de webfólio e webquest na formação continuada

http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf

Início dos exercícios( composto por 4 questões) referentes a apostila : Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada, um artigo de Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.


1)Quais as resistências para a utilização das novas tecnologias com recurso pedagógico na formação de professores?

O uso das novas tecnologias ainda não se encontra incorporado aos cursos na grade curricular, as antigas tecnologias ainda não foram adequadamente incorporadas com convicção e apropriação de seu uso no planejamento dos professores e na sala de aula, para que isso aconteça todos precisam de uma nova visão de mundo, e uma grande parcela da sociedade é excluída digitalmente e economicamente.

2)Quais as razões apontadas pelo autor para defender o webfólio nos cursos de formação dos professores?
O webfólio é um recurso muito importante, é a visão tecnológica do portfólio, pode ser utilizado como um instrumento de avaliação ao final de cada ciclo ( semestre, bimestre, ano letivo, entre outros), composto por resumo, resenhas e síntese de textos, relatórios, projetos e atividades. Vários aspectos positivos englobam a utilização do webfólio, destacam – se educar para a competência informática, incitar as relações pessoais e interpessoais, também relacionamento professor/ aluno e educar para a autonomia, pois ao utilizar essa ferramenta o discente é estimulado a praticar e avançar no seu próprio tempo e o docente deve respeitar e apoiar o espaço de cada um.
3)Quais os critérios para se fazer bom uso das novas tecnologias em sala de aula?
É preciso ressaltar que as novas tecnologias merecem destaque na educação, e é fundamental que para serem bem utilizadas é necessário a intervenção do professor no ato de sua aplicabilidade. O docente  precisa realizar um planejamento adequado para tal atividade, os métodos tecnológicos chegaram a rotina escolar e com eles o estímulo aos estudantes, o aprimoramento das pesquisas e reelaboração das mesmas e a construção do saber e conhecimento de forma diferenciada.
4)Quais os desafios para se trabalhar com o webquest e o webfólio na formação dos professores?
A seguir destacam – se alguns desafios na utilização de webquest e webfólio na formação de professores, são eles: problema de gestão, resistência dos educadores e dos discentes, falta de infra – estrutura e recursos, paradigmas educacionais ou ilusões frente ao uso das tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário